segunda-feira, 30 de julho de 2012

RESPONDENDO A DÚVIDAS VII

Olá, me chamo J.P.B, tenho 22 anos, moro em Salvador-BA, sou Pagão Praticante, no momento sem Coven, peço desculpas se acaso estiver sendo invasivo, mais gostaria de saber por que você trocou a Bruxaria Tradicional pela Jurema (Catimbó)?
Agradeço desde já.

Saudações Irmão. J.P.B, primeiro, agradeço o teor de sua mensagem, veio ela, muito educada, dentro dos padrões da boa convivência e do respeito, aliás, isso é muito raro hoje em dia, por isso, fiz questão de respondê-lo de forma pública.



Talvez minha resposta não agrade a maioria dos que se proclamam Bruxos, mas com certeza, estará dentro os padrões aprováveis dos BT. Bem, antes de qualquer coisa, é preciso entender (e hoje a maioria dos pagãos assim também já aceitam) que a Bruxaria é um “Ofício” ou “Arte”. Desta forma vemos que a bruxaria é um Ofício ou Arte Feiticeira, e não uma religião como proclama alguns. 

Ora, uma Bruxa, na maioria dos casos, a fim de continuar vivendo as suas crenças e para proteger a si mesma e a sua família, mantinha uma fé pública e tinha suas crenças privadas, a isso, se dá o nome de máscara.


Evidente que elas sabiam usar os ícones da fé pública (suas representações iconográficas), ou seja, os poderes ou forças ali representados (amor, ódio, cura, etc..) dentro de seus sistema de crenças ( e o Catimbó, faz a mesma coisa hoje), a isso denominamos “Dupla Fé ou Mão Dupla” e ou “Iconoclastia” [1]

Entendido isso, temos que compreender que entre as práticas da Bruxaria ( e no Catimbó), estava a de conectar-se com os que já partiram e com eles comungarem, falarem, e servirem de intermediários (no Catimbó os Mestres e Caboclos), desta forma, a Bruxa, assim como o Catimbozeiro, pelas suas artes verdes, rompia o limite estabelecido pela “Fé e Dominante”, tornando-se assim, uma herética [2].  

Podemos então resumir o catimbó como sendo a reunião da autêntica feitiçaria portuguesa, com o saber tradicional do índio brasileiro e a magia trazida da Mãe África. Aqui se juntou três formas de práticas e crenças de feitiçaria e destes 1532 (1536?) o Catimbó existe neste país. 

 E o que é  Jurema Sagrada Catimbó?[3]:
  • É a Religiosidade da Natureza,
  • É a Harmonia do Homem junto a Natureza,
  • É a Harmonia do Homem junto os Encantos dos Animais de sua magnitude
  • É o Segredo das Ervas e suas Curas,
  • É a Fusão Religiosa: – Pajelança, – Catolicismo, – Bruxaria Européia, – Misticismo Africano das Divindades da Natureza, – Magia Cigana.
  • É o Homem ser Encantados, no ato da passagem (morte) na Natureza, e ou em Animais.
  • É o Homem que em vida foi Consagrado Juremado, por um Mestre e ou um Pajé é no ato da sua Passagem (Morte) do dono de suas correntes o Encanta.
  • É a Reza dos Curandeiros
  • É a Ciência dos Benzedores. 
O que é Sagrado para os Juremeiros ou Catimbozeiros: 
  • O chão, – Os Rios, – Os Lagos,
  • As Fontes de Águas, – As Matas,
  • Os Animais, – As Chuvas, – O Vento,
  • O Mar, – O Ar que respira,
  • Os Alimentos que ingere,
  • Os Antepassados 
  •  e As pessoas Vivas.

Como podes ver há muito mais em comum, entre nossas crenças, do que a mera expressão visivel pode fazer crer. Por isso, eu apenas retornei para meu caminho “Ancestral” e "Sanguíneo", você poderá ver minhas respostas a outros irmãos AQUI e AQUI.

Agradeço sua participação e leitura.

____________________________________
[1] Para melhor compressão, recomendo a Leitura dos textos (e comentários) aqui no blogger dos seguintes links:



http://azazelsemjaza.blogspot.com.br/2011/01/antinomia-e-iconoclastia-na-visao-da.html.


[2] Heresia (do latim haerĕsis, por sua vez do grego αἵρεσις, "escolha" ou "opção") é a doutrina ou linha de pensamento contrária ou diferente de um credo ou sistema de um ou mais credos religiosos que pressuponha(m) um sistema doutrinal organizado ou ortodoxo. “todo herético tornou-se tal por decisão das autoridades ortodoxas. Ele é antes de tudo um herético aos olhos dos outros” (DUBY, 1990, p. 177). O herege não é designado "herege" senão porque alguém, investido de poder eclesiástico e institucional classificou a sua prática ou as suas idéias como destoantes e contrárias a uma ortodoxia oficial que se autopostula como o caminho correto (BARROS, 2007-2008, p. 125). Ora é de saber comum, que a Igreja decretou a mais de mil anos, que qualquer prática diferente da que ela prega é considerada heresia, assim, não entendo a reticência da maiorias dos pagãos não aceitarem, que aos olhos da Fé e Moral dominante,  que são heréticos, deveriam sentir-se orgulhosos disso, pois é evidente as Divergências em ponto de fé ou de doutrina religiosa com a cristandade,  o que para tal religião os pagãos cometem Blasfêmia e professam  Opinião ou doutrina diferente às idéias recebidas das sagradas escrituras.


[3] Sobre o Catimbó Jurema você pode ler mais no Blogger do Meu Padrinho Mestre Juremeiro Neto em: http://juremeironeto.wordpress.com/catimbo/.

Nenhum comentário: