domingo, 24 de outubro de 2010

O CAMINHO DA INICIAÇÃO - O PADRÃO QUÍNTUPLO DO CAMINHO FEITICEIRO por Robin Artisson

A maioria das pessoas acreditam que para se reivindicar pertencer a um “Grupo” de Bruxaria Tradicional, deve-se passar por um período de aprendizagem, participar de um grupo, ser confirmado, e ser iniciado. Isto é como muitos grupos modernos trabalham.
Penso que esta é uma fórmula muito problemática, todavia, porque a maioria das pessoas falham por não conseguirem ver além dela mesma. Elas procuram grupos ou une-se a eles por causa da sociedade - mas grupos não fazem Bruxas ou Místicos; Destino faz Bruxas e Místicos.
Esta fórmula padrão de "entrar para o grupo" falha por não levar em conta que o verdadeiro propósito de "Grupos Tradicionais" não é construir rituais à parte da sociedade. O propósito de um agrupamento espiritual sério é alcançar Sabedoria e Iluminação. Nenhuma pessoa sábio, jamais iria fazer a alegação de que a Iluminação e a Sabedoria SOMENTE vêm a partir da participação em um grupo especial.
Na verdade, Iluminação e Sabedoria vêm da Alma do próprio Mundo, dos mundos invisíveis, dos Seres Espirituais, de outras forças misteriosas. O que "grupos" fazem, é meramente falar uma linguagem simbólica, na esperando de canalizar verdadeiramnete essas mesmas coisas. "Grupos" não fazem e não podem originar estas coisas, e com toda a certeza não pode fazê-las acontecer em seus membros. Os grupos podem servir de propósitos úteis, mas sem membros próximos a ele que já tem conhecimento da origem mais profunda da sabedoria, eles estão condenados ao fracasso como grupos, pela mesma razão, que todas as igrejas exotéricas gradualmente fracassaram.
Há um período de aprendizagem envolvidos quando se quer tornar-se uma bruxa tradicional ou Iniciada nos Mistérios. Mas ele não vêm somente de grupos. ParaeEntender como todos nós participamos destas coisas, nós temos de entender o padrão mais profundo.
O período de aprendizagem pode ocorrer totalmente entre uma pessoa e o própria Terra; O grupo que você se une é das Pessoas Pálidas, ou as Pessoas Ocultas; os habitantes do Submundo; você é atestado pela sua devoção ao Não-Visto, e pelo peso de seu próprio coração, e o coração da autêntica iniciação ocorre totalmente dentro do Outromundo; que está simultaneamente no interior do indivíduo.
Algumas organizações tentam tomar o controle do processo, agem como "guardiões" e professores do mesmo, mas eu acredito que isto, na melhor das hipóteses, é casual; Isso conduz freqüentemente a um certo abuso de poder e a um egocentrismo prejudicial que faz mais mal do que bem. Nenhum Grupo pode ser presumído pelos seus membros, títulos, líderes, ou as suas atividades, mas pelo respeito ao Destino da Grande Iluminação. Todos os membros de um grupo verdadeiro do Rito Antigo procurará jogar para longe identidade, títulos mundanos e poderes, para a grande Escuridão de Sabedoria abaixo, e tudo será submergido no desejo singular para a escura Iluminação e Luz dos Mistérios, em prol da consanguinidade com as potências da Terra.
O verdadeiro "grupo" é um grupo das pessoas que conhecem uma certa humildade, e que procuram uma fonte comum de eternidade, impulsionado por uma sede comum - uma sede para o Outro e para Iluminação, não sede de poder temporal e muito menos de cargos. Eles protegem a Terra e as verdadeiras chaves para a Sabedoria, porque eles renunciaram a tudo para isso, e recebeu Tudo isso de volta em retorno, não porque eles desejem ciosamente o segredo para elevar o poder interno em alguns saltos.
Eles sabem as conseqüências desastrosas do egocentrismo - eles sabem como o ego - centraliza, a fome de poder humano e destrói a terra e abusam dos poderes e das outras pessoas; é por isso que o caminho é mantido protegido com o sigilo, e não por outro motivo. Quando o de coração puro, estiver pronto para lançar fora tudo pela sabedoria nascida do Submundo e quando estiver pronto para mostrar o sacrifício por amor à Terra , ele será levado para dentro do grupo e intriduzido nos seus Mistérios. Não há outra qualificação. É um amor estranho, um estranho desejo que os Antigos usavam para atrair as pessoas para os caminhos da Arte Oculto. As Bruxas humanas não podem e não devem ficar no caminho disto, porque, se assim o fizer, falharão em seu verdadeiro papel de guardiães.
As iniciações "externas" que as pessoas executam em grupos são supostamente meras representações de um grande e intemporal padrão de Transformação, grandes realidades e intemporal que nenhum ser humano ou grupo pode reivindicar um monopólio, como base de todas as obras de arte, cultura e inspiração.
O Caminho da Iniciação, no Folclore Tradicional, bem como (mais geralmente) na Tradição de Mistério Ocidental, tem várias fases, que se manifestam nos eventos externos, mas são principalmente realidades do Mundo Interior.
1. O "estender a mão" para os poderes do mundo invisível; a “petição” no Monte Oco ou no Monte das Fadas, é uma fase em que as limitações do ser humano são definidas através da percepção e compreensão, o salto de “fé " ou o "Desejo pelo Além” é sentido e expressado, do humano para o que está além do humano; esta é a "terra" ou experiência de Terra.

2. O período de "ano e um dia" (ou um período definido de tempo fixo) de crescimento interno, ou o "Eremitério espiritual", ou ou o tempo do julgamento; também, às vezes, (pode haver) a instrução por seres de Outro Mundo ou seus representantes; Esta é a estação dos Ares circulando, que se comunica o Conhecimento.
3. A descida na Caverna das Águas Negras e das Duas tochas, ou a Câmara iniciática abaixo, (A câmara ou caverna de Enodia ou Zerinthia) a fonte, ou para a presença da Initiatrix no Mundo Interior/Submundo, a Mulher Pálida debaixo da Colina, Rainha nos Prados de Elfhame, que provoca morte (normalmente traumática) do ego no candidato, e dá no Mundo Interior nascimento, purificação e regeneração, (que, nesta fase, é em grande parte inconsciente em profundidade e em efeito imediato, mas que é necessário para novas transformações, e que por conta própria cresça renovado, em sabedoria a longo prazo).
Isto representa a primeira "intrusão " ou aparência das forças externas que foram chamados para a iniciar aqueles estágio. Sua verdadeira aparência gira todas as coisas "de cabeça para baixo", e destrói e transforma todas as coisas. Nada poderá jamais ser a mesma coisa depois desse contato inicial com as forças trans-pessoais. Esta é a iniciação do Outromundo na qual são destruídos velhos padrões de pensar e viver e são regenerados padrões melhores e mais novos, e a personalidade do iniciado é alterada para sempre. E o fez melhor, mais sábio, capaz de experimentar a vida de uma maneira nova. Esta é a descida das águas escuras abaixo.
4. A reunião do Diabo ou o Guardião do Outro-Mundo e do Julgamento, seguida pela concessão de um primeiro estágio de transformação. Este é o estágio da busca pelo despertar, no limiar da alma, onde o Puckril , o Familiar ou “Besta-Guia”', é identificado ou concedido. Esta é a fusão da natureza humana e da natureza dos animais; esta também é uma "chegada" adicional de forças externas que foram chamadas pela alma do iniciado. Esta é a ignição do Fogo Sábio.

5. O encontro com o Companheiro Guia, ou Amante do Outro-Mundo, O Congresso do Incubi / Succubi, o Matrimônio de Fada entre o mortal e o imortal, este mundo e o próximo, alma e espírito, ou a “ Câmara de Nupcias” do Saramento Gnostico; Este é o resultado final da cadeia de eventos divinos colocados em movimento pelo chamado do iníciado, a fusão e união da natureza humana equilibrada (um equilíbrio alcançado pela fusão com o Puckril) e da natureza divina. Este é o "mistério invisível" ou o espírito-essência de tudo.

É estranho, mas é verdade que, embora o iniciado “viaje” ou realize jornada para os locais onde estas forças interagem com ele ou ela, sua chamada original colocou em movimento uma cadeia de eventos que levou aparente e inescapavelmente para aqueles seres ou forças - e, portanto, o que parece busca pessoal não é nada - Não é nem mesmo um chamado; é de fato essas forças que vêm PARA o iniciado.
Somente o ego do não-iniciado ou o meio-sábio verá como sendo algo de muito esforço por parte do iniciado para "alcançar" isso – dentro da realidade, quando o iníciado viaja para a realidade, a realidade é que viajam para o iniciado.

As Grandes Forças respondem. O propósito do “tempo de aprendizagem" é mostrar para o iniciado como estar consciente de sua resposta - é por isso que técnicas de transe e outra consciência – e são ensinados métodos de alteração neste momento. Após esse ponto, tudo o que acontece ao iniciado é na realidade uma resposta do Outro-Mundo, e é isso que o iniciado passa a compreender, eventualmente.

Após estes cinco estágios serem realizados, A Bruxa ou "Destino" iniciado é transformado; alteradas em um novo caminho de crescimento interno que faz um percurso desconhecido em uma nova condição, além desta vida (e além da morte do candidato).

A rota desta condição nova é a Terceira Estrada para a Terra dos Elfosd, a destinação é Masterio, a Fada/Guia das Metamorfoses ou a Transformação Imortal nas fileiras da Companhia Oculta, ou a Grande Tropa.
Durante o remanescente de uma vida iniciada, as influências dessas cinco experiências, e as transformações auxiliares adicionais, faz Sabedoria florescer na alma do candidato (como a alma está unida com o Espírito) e causa os modos especiais de percepção e compreensão para abrir no candidato (gradualmente) aquelas que são a fonte de muitas habilidades de vidência mística e semelhantes (etc).

Habilidades "Mágicas" (e eu odeio usar esse termo) também são às vezes adquirida, embora esta seja uma idéia muito mais poética do que o termo "magia" expressa. Conhecimento e Sabedoria real,c experiência direta do mundo invisível, e a habilidade para "alcançar dentro" o self, ou as profundidades, para experiência direta e mediar a realidade extra-sensorial, e o que faz com que se parecem ser como "poderes" ou habilidades para compreender e influenciar alguns acontecimentos na vida.

Mas este é apenas uma questão minúscula de um maior crescimento.
O quintuiplo padrão iniciático leva a transformação interna, uma “mudança de "estrada” a apartir da estrada direta da pessoa comum, movendo-se lentamente ao longo do tempo do Destino, sobre o Caminho Tortuoso, ou a Terceira Estrada Oculta, que é a realização de um tipo de "Segundo Destino". É muito sutil, e não acontece de um dia para ouitro.

Este padrão é incorporado no funcionamento do próprio cosmos; nós podemos ver isto em nós mesmos e na Natureza - a bolota, arrancada pelo mover do Destino e da Natureza para longe da árvore de origem, cai no Submundo, onde, depois de um tempo, e quando as forças exteriores alcançá-lo, (a luz e água de cima) brota e cresce em um novo ser - na fertilização de sementes que ocorrem no interior, mas estimulado por forças externas.

Na realidade, até mesmo as forças "externas" fazem parte de uma realidade inteira, da quais a semente pode ignorantemente pensar de si mesmo como "distante" - mas a verdade é encontrada no holismo. Será que a bolota vai ao chão ou o chão foi para a bolota? Ambas as coisas ocorreram. Há somente uma realidade, um sistema, uma cadeia de Destino. Será que a luz do sol e a água chegam a bolota, oua fez chegar a eles? Ambas as coisas ocorreram. Não deixe falsas divisões dificultar a sua capacidade de ver a verdade do holismo.
Poderíamos sabiamente então perguntar - "Será que toda a cadeia começa quando um iníciado decidiu fazer a petição inicial para as forças além de si mesmo, ou aquela decisão e petição vieram de outro lugar fazer o iniciado?

Quando você pode responder essa pergunta, você vai ver, eventualmente, como o Destino chama todas as coisas para a iniciação e transformação sem exceção.

Este padrão inteiro pode ser realizado através de grupos de trabalho que têm os meios e compreensão para REALMENTE trazer estes cinco transformações, mas no coração, todas estas transformações, (e as pessoas que querem usar símbolos para representá-las no mundo exterior) não são físicas; são internas, mistérios transcedentais que surgem através de todas as coisas.
Eles vêm do Invisível. Um grupo é verdadeiramente de fato singular e especial se poder realmente trazer essas transformações de forma sistemática, e de forma direta - a maioria dos grupos não pode, porque 99% das pessoas não vão além do primeiro ou segundo “passo” " no caminho iniciático. A maioria das pessoas que se dizem ocultistas não têm sequer ido além do primeiro.

Felizmente, uma pessoa pode andar sozinha todos estes caminhos. Na verdade, mesmo antes que você perceba, você está neste caminho, quer você pertença ou não a um grupo. Grupos que dizem o contrário estão apenas tentando obter sua obediência ou seu dinheiro, ou ambos. Eu não estou dizendo que um bom grupo de modestas pessoas, como - pessoas propensas, poetas e místicos, não deviam ser trabalhadas se você encontrá-las; porém, boa sorte se encontrá-las. Os sábios fariam bem em olhar o surgimento deste padrão, em si mesmos, tanto interna como externamente. O simples ato de olhar mostra o que está ocorrendo.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Este Artigo é uma versão adaptada para o português do Brasil do Artigo de Robin Artisson:
“THE PATH OF INITIATION: The Fivefold Pattern of the Witching Way”
Realizado por Azezel Semjaza Lvnae

Nenhum comentário: