segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL E FELIZ ANO NOVO - UMA REFLEXÃO SOBRE NOSSAS ATITUDES

Faliz Natal e Feliz Ano Novo
Chegou final do ano.

É natal, tempo de alegria, de perdoar os erros dos outros, de acabar com as brigas, de trocar presentes, se reunir em ceia com a família e comer o peru. É tempo também de refletir, pensar o que fizemos de errado no ano que se vai, a fim de não cometer o mesmo erro no ano que se segue.
A mídia televisiva é tomada por comerciais que estimulam esse sentimento de paz, através de cenas de mesas fartas, papai Noel vindo e pondo presentes ao pé da arvore, ações de caridades com criança, mendigos e o ritual de armar a Árvore. Por mais ou menos cristão que sejamos. A vinda da criança da promessa e todo ritual envolvido no final de ano, mexe coma agente.

Fico pensando sobre os símbolos que envolvem esse momento e sua relação com nosso caminho no que tange as relações da família Lvnae.

Começo pensando sobre os símbolos do natal: Primeiro arrumamos a casa símbolo de expurgação de toda sujeira e energias negativas, além do mais, não podemos passar o ano com casa suja e cheia de resíduos do passado.

Depois arrumamos a arvore de natal com enfeites brilhantes, abaixo ao pé bem na raiz os presentes de cada um da família, o que cada um e uma merece. No topo uma grande estrela brilhante.

A casa é tomado de verde e vermelho, é importante iniciar o ano com o que se quer pro ano seguinte, com isso na mesa fartura, sementes, castanha, avelã, nozes, passas, ameixa tudo que não comemos durante o ano. Além de Frutas, melancia, ameixa preta, kiui, cajá, umbu, manga, pães trançados, panetone, pão de rosca, pão com nozes, salgados diversos, farofa, vinhos, coca cola, e do tão esperado Peru ( no caso do pobre o velho Tender ou a velha bolota de presento, faz as vezes), no meio da mesa simbolizando um sacrifício. O pai em uma ponta e a mãe na outra como os dois grandes pilares, ali esta posta toda a arvores ancestral.

O que seria o amigo secreto? Quando somos surpreendidos com presentes indesejáveis, ou quando tiramos alguém do qual não nos damos ou então a hipocrisia de trocar presente no local de trabalho conturbado impregnado de inveja e maldade?

Que símbolo teria essa relação de troca, quando você da e recebe e nem sempre gosta do que recebe? Não seria melhor se presentear?

Passamos o ano maltratando os idosos, mas natal é o bom velhinho que reina, por que ele nos trará presentes.

Um senhor bem idoso com barba comprida e pelos brancos, com um gorro vermelho (saci também tem gorro vermelho né?!) com seu saco de presente para as crianças que se comportaram bem, vindo em renas voadoras, animais mamíferos que vivem em locais de baixa temperatura, bem diferente daqui né!?

Entrando pela chaminé um lugar sujo cheio de cinzas em tempo de se queimar nas brasas e outros tantos símbolos que nós sabemos que foi importado da Europa pra cá.

E com isso vamos caminhando para o ano novo. A casa agora é tingida de branco, e nossa alma é tomada por sentimentos de reflexão. Os erros antes negligenciados agora são lembrados e repensados, planos são feitos, que talvez nãos sejam cumpridos. É o momento de passar com a família, irmãos que nãos se falavam fazem as pazes, desculpas são pedidas, declarações são feitas. Além daquele velho “Esse ano não vou fazer...” e fazemos ou não. Todos se reúnem na sala coloca no show da virada e aguarda a contagem e como uma grande explosão o "Big Ben" de emoções e desejos se culmina no estourar do champagne (ou cidra no caso de nós pobres mortais)

A questão é que eu e todos nós nos reunimos com nossas famílias, pelo ritual nele envolvido e a importância de viver a máscara, mas esquecemos de uma outra família bem maior a LVNAE. Como se por já termos comemorado o ano novo pagão não tivéssemos a obrigação de adentrar nessa energia e fazer o mínimo que é ligar uns para o outro, saber quem vai estar só, como vai nossos irmãos, mas não! Ao contrario abandonamos uns aos outros.

Convoco a todos e todas nós a repensar, se perceber em meio a toda essa energia natalina, como estamos levando a nossa família Lvnae, como será o nosso ano novo?
Fomos boas crianças no caminho?

Merecemos um presente do Papai Noel.

Marcha Morgan Lux Lvnae
Atualmente ela ocupa a função de Governanta
da Casa dos Corvos Sagrados um Conventiculo da Arte Tradicional


A Autora autoriza a reprodução do texto, desde que sejam dados os devidos créditos e direitos (Autoria e link original)

Nenhum comentário: